Home / ACELERADORA

aceleradora_pt

O Acelerador Transfronteiriço para a criação de empresas TIC inovadoras orientadas a mercados internacionais visa apoiar desde o início os projetos de negócio para que se materializem a curto prazo.

Serviços:

.

ACELERADOR DE MODELOS DE NEGÓCIO

No quadro do projeto ACEINT vase desenvolver um serviço de orientações intensivas e individualizadas para a posta em marcha de negócios TIC, aproveitando oportunidades de hibridação com outros setores económicos.
Este serviço está dirigido a projetos relacionados com a cadeia de valor das TIC e constará de varias fases:

Análise prévia de viabilidade 

Análise interna e externa do projeto, recomendações concretas sobre as melhores linhas a seguir para a posta em marcha da iniciativa e identificação de elementos a fomentar, melhorar ou modificar para incrementar as possibilidades de sucesso do novo modelo de negócio e reduzir o risco do mesmo.

Da ideia ao mercado 

Sessão de formação grupal para o desenvolvimento de capacidades pessoais. Trabalhar-se-ão de forma individual com cada empreendedor habilidades de comunicação, negociação e apresentações eficazes. Também será oferecido apoio para elaborar a documentação comercial e de apresentação da iniciativa.

O financiamento 

Nesta última fase vão trabalhar-se metodologias alternativas para desenhar um plano de negócio ajustado a cada necessidade, coas claves para a preparação de projetos de I&D&i.
Além disso, vai preparar-se aos promotores para o desenvolvimento de futuras entrevistas com possíveis investidores e/ou parceiros comerciais e tratar-se-á de identificar as distintas fontes de financiamento existentes.
Haverá também um apoio específico nas áreas de inovação e internacionalização.

O desenvolvimento do trabalho com cada um dos projetos terá uma duração aproximada de 4 meses, dedicando-se entre 40 e 50 horas em cada um deles. A metade das horas serão sessões presenciais in company e o resto do tempo vai dedicar-se a fazer o seguimento telemático e trabalho de gabinete.

.

ACELERADOR DE MERCADO EXTERIOR

No quadro do projeto ACEINT, vase desenvolver em empresas TIC um serviço de aceleração da internacionalização que tem por objetivos:

O projeto tem um enfoque muito prático, propondo que as empresas “aprendam fazendo”. Durante 5 meses participarão nas seguintes ações:

1. Consultoria individualizada para a elaboração da diagnose do potencial exportador e do plano de ação internacional. Será selecionada a informação necessária em cada empresa para que a consultora possa preparar estes documentos.

2. Confeção da planificação para 12 meses, incluindo mercados, ações a realizar, ferramentas e orçamento.

3. Adequação de cada produto ao mercado objetivo, ferramentas de promoção, transporte, etc.

4. Procura e seleção de parceiros comerciais em dois mercados objetivo e preparação de agenda individualizada em destino.

5. Ateliers grupais

6. Viagem de negócios para manter reuniões com os parceiros comerciais potenciais detetados, avaliação dos resultados obtidos e planificação de tarefas pós-viagem (custo da viagem não incluído).

.

ACELERADOR DE FINANCIAMENTO

No quadro do projeto ACEINT vase desenvolver em empresas TIC um serviço de acesso a financiamento para empresas TIC da Eurorregião dirigido à obtenção de capital risco e capital semente.

As empresas participantes ou empreendedores deverão ter um projeto trabalhado, maduro e que seja viável economicamente, e que justifique a atribuição de fundos de qualquer origem para o seu desenvolvimento.

Fases do serviço:

Análise e validação do projeto. De maneira conjunta com o empreendedor vai ser avaliada a sua viabilidade, grau de inovação, estratégia comercial e grau de maturação do projeto, para garantir uma rendibilidade ao investidor, independentemente da fórmula de participação que se esteja a negociar.
Através de um entrevista pessoal com o empreendedor, vão ser valorados também a sua capacitação, experiência profissional e empresarial e o seu perfil pessoal.

Capacitação da equipa diretiva da empresa e do promotor da ideia. Vai ser posto em marcha um plano de formação específico dirigido a melhorar a sua capacitação como gestores de negócios, assegurando que mostrem uma visão completa sobre a gestão global empresarial. Haverá orientações pedagógicas específicas que cubram as necessidades particulares da sua empresa.

Captação de investidores privados diretos e de entidades intermédias e lançamento do Fórum de Investimento e Financiamento. Tratar-se-á de procurar possíveis investidores para os projetos que se mostrem no fórum de investimento e financiamento, facilitando-se assim a interação entre eles.

Formalização do acordo de investimento e seguimento externo por parte do consultor dos acordos conseguido no fórum de investidores. Uma vez chegado a um acordo entre as partes, proceder-se-á à formalização do mesmo, e realizar-se-ão sessões posteriores de lançamento para que o investimento seja uma realidade.

Aconselhamento nas decisões de desenvolvimento empresarial. Prestar-se-á serviço de aconselhamento ao empreendedor para a revisão da tomada de decisões a nível estratégico e, sobretudo, operativo.

SOCIOS DEL PROYECTO