Home / ACEint / Setor TIC

sector TIC_pt

POR UN SETOR TIC INTERNACIONAL

O setor TIC incide nos outros setores da economia da Eurorregião, por ser este transversal e prestar serviços de valor acrescentado a outros setores, atuando como uma alavanca competitiva. Para conseguir que as TIC se convertam em um catalisador da competitividade da Eurorregião é necessário contar com um setor empresarial TIC inovador e com capacidade de potenciar projetos de dinamização setorial.

Tanto na Galiza como no Norte de Portugal, o setor TIC tem umas características que condicionam a sua competitividade:

Estes fatores, entre outros, provocam um desenvolvimento mais lento do desejado do próprio setor TIC que incide negativamente na competitividade dos setores aos quais destinam os seus serviços.

Analisando outras realidades geográficas onde o setor TIC teve um desenvolvimento mais acelerado, existem dois elementos comuns como fatores que propiciam o progresso e fortaleza deste:

Tendo em conta o contexto económico atual, no qual são mais necessárias medidas a favor da pequena e a microempresa e do empreendimento, o projeto visa ensaiar fórmulas que acelerem este processo de criação/consolidação, atingindo resultados a curto prazo e incidindo, portanto, de maneira rápida na competitividade deste setor e daqueles aos quais dirigem os seus serviços. E, ao mesmo tempo, busca-se criar estruturas comuns para a Eurorregião, integrando um setor TIC por cima de barreiras fronteiriças e apostando na complementaridade e as alianças entre setores e empresas dos dois lados da fronteira.

 

SOCIOS DEL PROYECTO